O que é o Xadrez de Fischer ou Xadrez960?

Xadrez960, ou Xadrez de Fischer é uma variação do Xadrez inventada pelo Campeão Mundial Bobby Fischer. As regras do jogo são as mesmas do xadrez padrão, mas com um esforço para reduzir o impacto da teorias de abertura, as peças são aleatoriamente distribuídas na primeira linha (Desafio um jogador para uma partida de Xadrez960)

  • Os jogos são finalizados das maneiras tradicionais por xeque-mate, empate por afogamento e tempo.
  • Os bispos precisam estar em cores opostas na posição inicial do Xadrez960.
  • O rei precisa estar entre as torres para manter a habilidade de fazer o roque das duas formas possíveis. Isto significa que o rei precisa estar localizado entre as casas b1 e g1 ou b8 e g8 para as peças pretas.
  • Isto significa que:
    • Não imporanto a posição do rei e da torre, as regras tradicionais de roque se aplicam. É necessário que seja o primeiro movimento da torre e do rei, o rei não pode se mover para uma posição onde esteja em xeque e não pode haver nenhuma peça no caminho de ambas as peças.
    • O rei e a torre finalizam o processo do roque onde eles tradicionalmente localizam-se em uma partida normal de xadrez padrão. Por exemplo: Mesmo que o rei branco esteja em d1 e a torre em e1, o roque envolverá levar o rei para g1 (a sua localização final) e a torre de e1 para f1, de forma que o jogador de peças brancas sempre terá o rei em g1 e a torre em f1 em sua posição final do roque. Veja este artigo para mais informações sobre como fazer o roque no Xadrez960.

Chess960 Chess Variant

Partida online de Xadrez Aleatório de Fischer (Xadrez960) no Chess.com