O que eu preciso saber sobre Jogo Limpo (Fair Play) no Chess.com?

Quais são as regras?

  • Nenhum programa ou engine de xadrez (por exemplo, Chessmaster, Fritz, Komodo, Houdini, Stockfish, Chessbase com qualquer engine UCI ativo, etc.) pode ser usado para analisar posições em partidas em andamento a qualquer momento.
  • No Xadrez Diário (partidas por turnos com vários dias por lance), você pode consultar qualquer recurso que não seja baseado em engine. Isso inclui livros, bancos de dados de aberturas (incluindo o Explorador do Chess.com) para partidas padrão e temáticas (embora não suas análises de engine). Bases de dados não são permitidas. Você não pode consultar um engine, nem outro humano, para dar uma opinião sobre o banco de dados de aberturas, bases de dados, auto-preparação ou análises que se relacionem com uma partida em andamento no Chess.com.
  • No Xadrez ao Vivo, nenhuma assistência externa de QUALQUER TIPO é permitida.
  • Manipular resultados das partidas ao organizar jogos, jogar com várias contas ou perder intencionalmente também vai contra as regras.
  • Não peça ajuda a nenhuma outra pessoa, incluindo pais, amigos, treinadores ou outro jogador.
  • Não permita que ninguém jogue em sua conta! Isso é rigorosamente proibido pelas regras!
  • Não utilize a conta de outra pessoa.
  • Não interfira na jogabilidade de outros membros.
  • Suspeitar que seu oponente está usando ajuda externa não é desculpa para fazer o mesmo. Se você suspeitar que alguém está trapaceando, denuncie o jogador para o Chess.com.

Erros comuns de jogo limpo:

  1. Usar um engine em uma partida avaliada resultará no fechamento da sua conta, mesmo que o outro jogador saiba que você está fazendo isso! Essa confusão acontece mais frequentemente do que você imagina. Um cenário que encontramos é de dois amigos que estavam tentando ver qual engine era mais forte ao jogar com movimentos de engine um contra o outro. Se você deseja fazer algo assim, a partida DEVE ser não avaliada, e seu amigo DEVE estar ciente de que está sendo utilizada assistência, ou sua conta será fechada!
  2. Usar um livro de aberturas no Xadrez ao Vivo - Seja uma biblioteca de aberturas online ou um livro em suas mãos, se ele estiver mostrando qual lance jogar, isso pode levar ao fechamento da sua conta!
  3. Usar suas próprias anotações pessoais no Xadrez ao Vivo - Isso surpreende a maioria das pessoas, mas é o mesmo que usar um livro de aberturas! Se você anotou todos os possíveis lances para uma determinada abertura e os consultar durante uma partida ao vivo, isso é considerado trapaça! Uma boa regra para lembrar no xadrez ao vivo é usar apenas o seu próprio cérebro!

Como posso denunciar alguém suspeito de não seguir as regras de Fair Play mencionadas acima?
 

  • Se você tem motivos suficientes para acreditar que alguém esteja utilizando assistência ilegal de programas de computador, por favor, veja como denunciar aqui. Nosso Time de Detecção de Trapaças conduzirá uma investigação completa, reunindo estatísticas e relatórios do usuário, mantendo todas as descobertas confidenciais, tomando a atitude apropriada contra o usuário denunciado se/quando a avaliação for concretamente realizada.
  • Por favor, não discuta suspeitas nos fóruns!
  • Por favor, não faça acusações públicas no perfil de usuários ou então nas notas do perfil.
  • Por favor, não faça acusações públicas de nenhum nome de usuário no chat público do Xadrez ao Vivo (enquanto estiver observando um jogo ou jogando)!
  • Qualquer uma das acusações/ ações descritas acima contra qualquer usuário podem resultar na restrição de sua própria conta, independente do que for verificado em relação ao acusado.

 
Como o Chess.com detecta trapaças?

  • Parte de nossa análise envolve a comparação de jogadas de humanos com jogadas de computadores e observando a significância estatística destas jogadas.
  • Para permanecerem eficazes, outros aspectos de nossos métodos de detecção são confidenciais.


Com que frequência o Chess.com detecta violadores das regras de Fair Play?

  • Nós trabalhamos duro para manter o Chess.com uma comunidade segura e positiva para todos os jogadores de xadrez de todo o mundo, e nós ficamos tristes sempre que uma conta é fechada. Dito isto, o processo de investigação de Fair Play é um processo constante!
  • O Chess.com emprega dois funcionários com salário integral dedicados à pesquisa, prevenção e, em última instância, o fechamento das contas daqueles que utilizaram assistência ilegal durante seus jogos de xadrez. Nosso time está constantemente revisando os jogos de nossos melhores jogadores, enviando estes jogos ao "Sistema de Detecção de Violações de Fair Play" e validando jogos limpos vs jogos injustos.
  • Nós fechamos mais de 1000 contas por semana (incluindo as de membros premium e até jogadores intitulados).


O que acontece com um jogador que viola as regras de Fair Play do Chess.com?

  • A conta do usuário é fechada imediatamente, em todos os jogos em andamento, a vitória é creditada ao oponente.
  • Em casos extremos, nós restauramos os pontos de até 100 jogos atrás ou dos últimos três meses (além deste ponto o resultado de quaisquer jogos individuais torna-se estatísticamente insignificante).
  • Em muitos casos de trapaças detectadas pela primeira vez, nós oferecemos uma chance para confissão e perdão. Caso seja concedido, às vezes oferecemos uma nova conta ao usuário, no entanto, nunca é permitido que um usuário que violou as regras de Fair Playreabra a mesma conta.


O que devo fazer se algum usuário me acusar de violar as regras de Fair Play?


Se eu denunciei alguém por violações de Fair Play, por que a conta do jogador não foi fechada?

  • Agradecemos que tenha reportado suas suspeitas, mas em última instância, o Chess.com decidirá e assumirá todas as responsabilidades em relação aos nossos membros e seus jogos em nosso site. Se nós não fechamos uma conta, é porque a evidência não é conclusiva.


Vocês fecharam a conta de alguém que eu conheço - Eu tenho certeza que eles são inocentes!
 

  • Sentimos muito que esteja chateado(a). Infelizmente, as pessoas cometem erros - às vezes, até mesmo boas pessoas! Mas novamente, nós apenas fechamos as contas sobre as quais nós temos certeza absoluta através de nossas investigações e recolhemos dados estatísticos suficientes, que estaríamos prontos para submeter-mos ao escrutínio público e à justiça.
  • Nenhuma conta jamais é fechada apenas por suspeita.


Alguém pode apelar caso sua conta seja fechada?

  • Nós ficamos felizes em ouvir o seu apelo! Responda à notificação de fechamento de conta e nosso time de suporte te auxiliará para o envio do apelo.
  • No entanto, pedimos que lembre-se que o Chess.com é uma empresa privada e mantém o direito de fechar as contas de qualquer um usuário que tenha quebrado as regras do site, agido injustamente em relação a outros membros ou se comportado de alguma maneira que prejudique a experiência do site para outros membros.
  • Além disso, deve ficar claro que, de forma razoável e lógica (bem como em concordância com nossas práticas inteligentes de negócios) que nós nunca teríamos quaisquer razões para fechar a conta de um usuário se não tivermos CERTEZA, além de qualquer dúvida razoável, que eles tenham quebrado as regras.


O que o Chess.com acha de violações de Fair Play?

  • Usar vantagens injustas contra alguém que acredita estar jogando de forma justa é um ato terrível.
  • Nossos termos são claros e rigorosos, eles também são fielmente postos em prática.
  • Nós somos extremamente eficazes em identificar e lidar com aqueles que transgridem as regras de Fair Play.

Note também que, para manter os nossos fóruns livres de quaisquer tópicos que possam causar ansiedade desnecessária, nós também criamos um grupo especial para discussões acerca de trapaças em jogos de xadrez online. Por favor, mantenha os comentários acerca deste tópico naquele grupo. Obrigado!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.