O que significam os números de avaliação no módulo de análise (como +2.25)?

Os engines de xadrez (programas de computador) utilizam uma notação padronizada para indicar quem está melhor (Peças brancas ou pretas) em uma determinada posição.

É bem simples, na verdade:

Primeiro, um marcador positivo ("+") indica que a posição das peças brancas é melhor.

Um marcador negativo ("-") indica que o cenário é melhor para as peças pretas.

O número em si pode estar relacionado à avaliação do material disponível de cada tipo de peça:

1 = um peão

3 = um cavalo ou bispo

5 = uma torre

9 = uma dama

No entanto, a avaliação não diz respeito apenas ao material atualmente presente no tabuleiro; a análise do computador também considera cenários futuros, levando em consideração os aspectos de posição e as possibilidades táticas.

Então, se a avaliação for de +2.25, significa que as peças brancas estão na frente por 2.25 peões (ou "pontos"). (Em outras palavras, as peças brancas tem uma vantagem que é aproximadamente de 2.25 peões em termos de equivalência material.)

Da mesma forma, se a avaliação for de -3.00, então as peças pretas estão na frente - e a vantagem das peças pretas é correspondente a ter um bispo ou cavalo a mais!

Algumas vezes, perto do fim da partida, você pode ver uma avaliação +M2: más notícias se você estiver jogando com as peças pretas... Isto significa que que as peças brancas podem forçar um xeque-mate em dois movimentos!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.