O que significa "material insuficiente"?

Você está jogando uma partida, e o jogo está para acabar. Existem apenas poucas peças restantes e mais uma é capturada. De repente... a partida termina em empate, e aparece a mensagem " material insuficiente". O que isso quer dizer? 

A regra de material insuficiente diz que a partida é declarada empate imediatamente se não há possibilidade de terminar a partica com checkmate.

 A maneira mais comum para isso acontecer é quando a partida tem apenas os dois Reis no tabuleiro. Neste caso não existe possibilidade de checkmate, então a partida é declarada empatada. 

Existem outras combinações de peças no tabuleiro que também causam o empate, mesmo sem ser tão óbvio. 

Se os dois jogadores não tiverem peões no tabuleiro e tiver uma das combinações a seguir, o jogo também será considerado empate por material insuficiente:

  • Só o rei
  • O rei e um bispo
  • O rei e dois cavalos

Nos cenários acima, o jogo terminará em empate, pois não é possível forçar um xeque-mate contra um rei solitário com esse material. Você tem um rei e um bispo, seu oponente tem um rei e um bispo? É empate! Um rei e um bispo contra um rei e um cavalo? Empate! E assim por diante.

Um rei e dois cavalos

Este cenário é um pouco diferente. No Chess.com, um rei e dois cavalos são considerados material insuficiente apenas quando enfrentam um rei solitário. Portanto, se um rei e dois cavalos contra um rei e um bispo estiver no tabuleiro, o jogo continuará; no entanto, se o bispo ou um dos cavalos for perdido, o jogo então terminará em empate. Isso ocorre porque, de maneira contraintuitiva, é mais fácil dar xeque-mate a um rei e outra peça com dois cavalos do que dar xeque-mate a um rei solitário com dois cavalos.

Algumas das situações acima podem ser tratadas de maneira ligeiramente diferente em torneios FIDE ou USCF, ou em outros sites.

No caso específico de dois cavalos contra um rei solitário, a regra do USCF especifica que o jogo é empatado porque não há xeque-mate forçado. A regra da FIDE especifica que o jogo é empatado apenas quando não há xeque-mate possível, e portanto não consideraria dois cavalos contra um rei como um empate automático, já que é tecnicamente possível dar xeque-mate ao rei se o rei "ajudar" fazendo movimentos específicos para permitir o xeque-mate. No entanto, o Chess.com segue a regra do USCF nesse caso e considera dois cavalos como material insuficiente para xeque-mate, porque o xeque-mate não pode ser forçado.

Clique aqui para ler um artigo mais detalhado sobre todas as diferentes maneiras de empate e regras sobre empates!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.