Como faço o roque?

Se você é iniciante no xadrez, o roque talvez tenha parecido um movimento irregular na primeira vez que o viu porque duas peças movem-se ao mesmo tempo. Mas esse lance é regular e muito importante no xadrez? Assita essa lição gratuita sobre o roque, ou leia abaixo!

O roque é a única ocasião no xadrez em que duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não seja o cavalo move-se sobre outra peça! O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei! Tudo em um único movimento!

Para fazer o roque, simplesmente mova o rei duas casas para esquerda ou direita. A torre saltará sobre o rei em direção ao lado oposto automaticamente!

Você não pode fazer o roque sempre que quiser, no entanto. Aqui estão as regras do roque:

  • Seu rei não pode ter se movido! Uma vez que seu rei seja movido, você não pode mais fazer o roque, mesmo que você mova o rei de volta para a sua casa inicial. Muitas estratégias envolvem forçar o rei do oponente a se mover por esta razão!
  • A sua torre não pode ter sido movida! Se você mover sua torre, você não pode mais fazer o roque do lado da torre movida! Tanto o rei quanto a torre que você está utilizando para fazer o roque não podem ter sido movidos!
  • O seu rei não pode estar em xeque! Embora o roque muitas vezes pareça uma fuga interessante para o rei, você não pode fazer o roque enquanto está em xeque! Uma vez que você não esteja mais em xeque, você pode fazer o roque! Ao contrário da movimentação do rei e/ou torre, ter estado em xeque não remove a sua habilidade de fazer o roque depois!
  • O seu rei não pode entrar em xeque ao fazer o roque! Se ao mover-se para fazer o roque, o rei entrar em xeque, você não pode fazer o roque! Você precisa se livrar daquela peça atacante primeiro!

Castling, Castle, Chess, How To Castle

As peças brancas não podem fazer o roque pois o rei entra em xeque na casa f1!

  1. Nenhuma peça pode estar entre o rei e a torre! Todos os espaços entre o rei e a torre precisam estar vazios! Por isto é importante desenvolver as suas peças no jogo o quanto antes!

Veja este artigo para ver um vídeo e mais informações!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.