Como posso criar um torneio de Xadrez Diário?

Se você tem um grupo de amigos enxadristas, um clube ou uma turma, há várias razões pelas quais você possa querer criar um torneio. Primeiro, você precisa conhecer alguns requisitos:

Para criar um torneio, você precisa ser um membro premium e cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um percentual de vitórias de no mínimo 10% das partidas.
  • Ter no máximo um percentual de derrotas por tempo de 15%.

Além disso, para criar um torneio de Xadrez ao Vivo (Bullet, Blitz ou Rápido), você precisa ser um coordenador, administrador ou super administrador de um clube. Para saber mais sobre criação de torneios de Xadrez ao Vivo, clique aqui!

Criando um torneio de Xadrez Diário

  1. Em sua página principal do Chess.com, clique em Torneios, no menu "Jogar"

  2. Na página de torneios, na barra direita, clique em "Criar Torneio Diário":

Você será direcionado a uma janela com uma lista de opções para o seu torneio:

Opções

Nome do torneio - dê um nome ao seu torneio!

Dias por lance - esta será a definição de tempo para cada lance em todos os jogos do torneio

Tamanho do grupo - este será o número de competidores que jogarão uns contra os outros em cada turno. Escolha um valor entre 2 e 12. Um número mais alto aqui significará mais jogos simultâneos para cada competidor.

Máximo de jogadores - o número máximo de competidores, escolha entre 5 e 1000, ou torneo-o ilimitado!

Avançam por grupo - este é o número de jogadores que irão para o próximo round para cada grupo. Escolha, 1, 2 ou 3.

Rating - insira um limite de pontuação para restringir a participação de jogadores pela sua pontuação.

Descrição - escreva algo sobre seu torneio! Para quem ele é destinado? Quem deveria juntar-se?

Uma vez que estes campos tenham sido preenchidos, você pode clicar em "Criar" na parte de baixo da página e começar! No entanto, se você quiser customizar o seu torneio, você pode explorar as opçoes avançadas.

Opções avançadas

Clique em "Opções Avançadas" para revelar as opções abaixo:

Data e Hora de Início - Como pré-definição, os torneios começam assim que o limite de participantes é preenchido. Preencha estes campos se você quiser que um torneio comece em uma data e hora específicas, estando cheio ou não.

Partidas simultâneas por adversário - Cada pareamento entre competidores terá dois jogos: um em que um jogador X joga com as pretas e outro em que joga com as brancas. Esta definição irá estabelecer se eles jogarão estas partidas ao mesmo tempo, ou não.

Mínimo de Partidas - Use este campo se você quer que os competidores tenham jogado uma quantidade X de partidas antes de entrar no torneio.

Max % de derrota por tempo - Isto irá restringir jogadores com um percentual de perda por tempo maior que o definido neste campo.

Velocidade de lance do jogador  - Altere este campo se você deseja que apenas jogadores rápidos entrem em seu torneio.

Tipo de Partida - Escolha entre Xadrez Tradicional, Xadrez960, ou qualquer uma das aberturas de livros para todos os jogos de seu torneio.

As partidas valem rating - Desative esta opção se você quer que seu torneio não valha pontuação (rating). Novos torneios valem rating por definição.

Usar Desempate - Desligue se você não quer usar desempates. Esta opção é ativada em novos torneios por definição. Você pode ler mais sobre desempates aqui.

Começar torneio automaticamente quando o registro estiver cheio - Por definição, novos torneios começarão quando estiverem cheios. Se você quer que seu torneio comece em uma data específica, desligue esta opção.

Permitir que os jogadores usem o tempo de férias - Desligue esta opção se você deseja que os jogadores não utilizem o tempo de férias durante as partidas. Muitos torneios desativam esta opção porque um ou mais jogadores podem ativar o tempoi de férias e adiar o torneio por semanas ou meses.

Permite somente a participação de membros premium - Ative esta opção se você deseja tornar o torneio restrito a membros premium. Esta opção é desligada como pré-definição.

Este é um evento somente para convidados - Utilize este botão se você deseja definir quem irá juntar-se ao torneio. Se esta opção estiver ativada, somente jogadores convidados por você poderão entrar no torneio. Esta opção é desligada como pré-definição.

Usar troféus personalizados - Ative esta opção se você deseja utilizar suas próprias imagens para os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. Clique nas imagens para fazer o upload de arquivos de imagem.

Uma vez que você tenha definido todas as configurações, clique em "Criar" e inicie seu torneio!