Como o abandono de partida funciona?

Você já deve ter percebido que se demorar muito para começar uma partida, você receberá um aviso: Caso não mover alguma peça em breve, seu jogo será considerado abandonado. Da mesma forma, se você demorar muito para mover uma peça no meio de uma partida, algumas vezes o mesmo aviso aparece. O que acontece?

Ninguém quer esperar por um oponente que não esteja lá, então nós temos algumas maneiras de prevenir que os membros joguem contra jogadores que não estão ativos na partida.

Tempo para primeira jogada

Quando uma nova partida começa, você tem uma quantidade de tempo para fazer o primeiro movimento ou então o jogo será abandonado. Se você não fizer seu primeiro lance em 5 segundos, um timer aparecerá. Quanto tempo você terá depende do tipo de partida:

  • Bullet: 10 segundos para fazer o lance
  • Blitz: 15 segundos
  • Rápido: 55 segundos

Se você não fizer um movimento até que o tempo se esgote, seu jogo contará como derrota por abandono.

Timer de desconexão

Uma outra possibilidade que pode resultar em um abandono é uma desconexão por muito tempo. O tempo que você poderá ficar desconectado depende do tipo de controle de tempo. A regra é: se você for desconectado, você terá 10% do tempo básico mais um acréscimo de 40 vezes o tempo adicional, com o mínimo de 40 segundos e máximo de 3 minutos para reconectar. Se você não puder se reconectar neste período de tempo, o jogo será encerrado.

Exemplos: 

Bullet 1 | 0 -- O tempo básico é de 1 minuto mas não há tempo adicional. O timer de desconexão é de 1 minuto vezes 10%, totalizando 6 segundos. Visto que o tempo mínimo é de 30 segundos, você terá 30 segundos para reconectar.

Blitz 5 | 5 -- O tempo básico é de 5 minutos (300 segundos) mais 40 x 5 segundos de tempo adicional, que totaliza 500 segundos. Multiplicando por 10%, teremos 50 segundos para reconectar.

Blitz 10 | 0  -- O tempo másico é de 10 minutos (600 segundos) porém não há tempo adicional. O timer de desconexão é de 10 minutos vezes 10%, o que totaliza 60 segundos para reconectar.

Rápido 15 | 10 -- O tempo básico é de 15 minutos (900 segundos) mais 40 x 10 segundos, totalizando 1300 segundos. 10% disto totaliza 2 minutos e 10 segundos para reconectar.

A fórmula para qualquer timer de desconexão, onde B = tempo básico e i = tempo adicional:

(B + 40i) x 0.1

NOTA: Se um jogador desconectar em uma posição totalmente perdida (digamos, -5 ou pior), a partida será considerada abandonada após apenas 15 segundos, independentemente do controle de tempo.

Timer de lances demorados

A última e menos conhecida maneira de derrota por tempo (estando com conexão) ocorre quando o jogador demora muito tempo para fazer um lance.

Isto só acontece antes que 10 movimentos são feitos na partida. Depois de 10 movimentos, você pode utilizar quanto tempo quiser alocar para cada movimento, mas antes que 10 lances tenham sido feitos e você gastou mais de 50% do seu tempo total em um único movimento, a partida será considerada como abandonada.

Exemplos:

Bullet 2 | 1: Metade de 2 minutos é 1 minuto, então, se você demorar mais que 1 minuto para fazer um único movimento antes do décimo movimento, você perderá a partida por abandono.

Blitz 5 | 5: Metade dos 5 minutos é 2 minutos e meio. Se você demorar mais de 2 minutos e meio para fazer um único movimento antes do décimo movimento, você perderá a partida por abandono.

Rápido 15 |10: Metade de 15 minutos é 7 minutos e meio. Se você demorar mais de 7 minutos e meio para fazer um único movimento antes do décimo movimento, você perderá a partida por abandono.

NOTA: Se um jogador no grupo de "Jogadores com Comportamento Ruim" (que já tem uma alta taxa de desconexão) usar mais de 35% do tempo inicial da partida em um único lance, enviaremos uma notificação "Você está aí?" Se eles não clicarem na notificação ou não fizerem um lance, a partida será considerada abandonada. (Isso afeta apenas "Jogadores com Comportamento Ruim")

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.