O que é antecipação de lances e como ela funciona?

Existe um tipo de movimento muito popular em jogos de alta velocidade e tempo reduzido. São as chamadas antecipações de lances. Isso é quando você deixa um lance já programado para ser realizado assim que chegue sua vez antes mesmo do seu adversário jogar.  

Esta opção não vem habilitada. Você precisa ajustar suas configurações na seção do xadrez ao vivo:

Quando a antecipação de lances está ativa, você pode programar sua próxima jogada durante o turno do seu adversário. Ou seja, assim que seu adversário realizar o lance dele, o seu lance vai automaticamente ser realizado. Pra fazer isso você precisa simplesmente mover a sua peça como se já fosse a sua vez de jogar. O lance realizado vai ficar marcado em vermelho no tabuleiro. Como no exemplo abaixo:

Na imagem anterior o jogador com as peças pretas jogou peão d5, e ficou marcado em amarelo como o último lance realizado. O jogador de pretas realizou a antecipação do lance de cavalo, Nc6. Você pode notar que ficou marcado em vermelho. Este lance ainda não foi realizado, não é possível vê-lo no tabuleiro, porém, assim que chegar a vez do jogador de pretas esse lance vai ser efetuado automaticamente, não importa qual lance as pedras brancas realizaram! Se as brancas capturarem o peão de d5, a antecipação do lance de Kc6 foi terrível! 

Portanto, muita atenção com a antecipação dos lances. O lance pré realizado irá ocorrer independente do lance do seu oponente, e provavelmente você terá cometido uma gafe. Mas calma, você pode cancelar a antecipação do seu lance antes da ação voltar para você com um clique com o botão direito ou tocando na peça que você fez a antecipação do lance.

Os lances antecipados tem um efeito quase instantâneo. A utilização das antecipações pode ser muito útil caso você esteja apertado em tempo. Ele gasta do seu banco de tempo algo em torno dos 0.1 segundos. 

Caso o lance do seu oponente transforme seu lance antecipado em ilegal (por exemplo, você fez uma jogada antecipada mas seu rei está em check com o lance do outro jogador), então seu lance antecipado será cancelado automaticamente e você terá que pensar em outro movimento. 

Quantos lances antecipados eu posso realizar? 

Você pode realizar até 5 antecipações de lances a cada turno do seu adversário. Os lances acontecerão na sequência que você realizou, com a limitação de 5 por turno como já mencionado.

Por exemplo, você está com jogando com as pedras pretas. No início do jogo você pode realizar a antecipação dos lances g6, Bg7, b6. O sistema vai mover suas peças automaticamente 1...g6, 2...Bg7, 3...b6 imediatamente depois que o jogador de brancas realizar os três primeiros lances dele. Portanto, se o seu Rei não for colocado em check durante os três primeiros lances do seu oponente, você não precisará realizar nenhum lance manualmente. Só uma última coisa, se o rei for colocado em check na segunda jogada do seu adversário, ai você precisará realizar os seus lances novamente, pois eles serão automaticamente cancelados.