O que é antecipação de lances e como ela funciona?

Outra maneira de mover que é popular em jogos de Blitz e Bullet é o pré-move (antecipação de lances). Isso acontece quando você faz sua jogada *antes* do oponente fazer a jogada dele!

Para fazer isso, certifique-se de que os pré-movimentos estão ativados nas suas Configurações, em Xadrez ao Vivo:

Quando os pré-moves estão ativados, enquanto é a vez do oponente, você pode fazer uma jogada para que ela seja reproduzida automaticamente assim que o oponente fizer a jogada dele. Para fazer isso, simplesmente mova a peça como se fosse sua vez. A jogada será destacada em vermelho no tabuleiro.

Aqui está um exemplo:

Na imagem acima, a jogada que o preto acabou de fazer, d5, está destacada em amarelo. O preto então fez um pré-movimento antes que o branco jogasse, que está destacado em vermelho, Nc6. O movimento do cavalo ainda não está no tabuleiro, mas será reproduzido automaticamente assim que o branco jogar, não importa o que o branco faça! Se o branco capturar o peão, por exemplo, com exd5, Nc6 seria uma jogada muito ruim!

Então, tenha cuidado! O pré-movimento será reproduzido automaticamente, mesmo que seu oponente faça algo inesperado. Seu pré-movimento pode acabar sendo um erro! Para desfazer um pré-movimento, clique com o botão direito ou toque na peça que foi pré-movida.

Os pré-moves entram em ação quase imediatamente - os pré-movimentos foram implementados para consumir 0,1 segundos do seu tempo restante.

Se a jogada do seu oponente tornar seu pré-movimento ilegal (como colocar seu rei em xeque), então seu pré-movimento será cancelado e você terá que pensar em outra coisa!

Quantos pré-movimentos posso fazer antecipadamente?

Você pode fazer quantos pre-moves você quiser! Eles serão reproduzidos na ordem em que você os fez, sujeitos às limitações descritas acima.

Por exemplo, se você estiver jogando com as peças pretas, no início de uma partida você poderia fazer pré-movimentos g6, Bg7, b6. O sistema reproduzirá automaticamente 1...g6, 2...Bg7, 3...b6 imediatamente depois que o branco fizer seus três primeiros movimentos - desde que o branco não coloque seu rei em xeque dentro desses três movimentos (caso em que o próximo pré-movimento seria rejeitado e você teria que lidar com a ameaça ao seu rei).

Aplicativos móveis

Nos aplicativos móveis Android e iOS, os pré-movimentos estão limitados a um pré-movimento por vez. Isso ocorre devido às limitações dos controles em uma tela sensível ao toque. Os pré-movimentos são feitos da mesma forma que no site (basta fazer a jogada). No entanto, tocar em qualquer outro lugar na tela cancelará seu pré-movimento atual, o que significa que o limite é um pré-move por vez.

Se as informações neste artigo estiverem desatualizadas ou incorretas, ou se você tiver dúvidas sobre elas, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.