O que significa "precisão" na análise de partidas? Como ela é medida?

Cada revisão de jogo mostra uma pontuação de precisão e classifica todas as suas jogadas. Mas como a precisão e as classificações são determinadas? 

Precisão

Sua Precisão é uma medida de quão próximo você jogou do que o computador determinou ser o melhor jogo possível contra as jogadas específicas do seu oponente. Quanto mais próximo de 100 você estiver, mais próximo estará do jogo "perfeito", conforme determinado pela engine. 

A pontuação de Precisão do Chess.com agora é alimentada pelo "CAPS2", uma versão melhorada do algoritmo original do Chess.com "CAPS" (Computer Accuracy Precision Score).

As jogadas ainda são comparadas com as principais recomendações do engine, mas a matemática sobre como essas são calculadas mudou. Por quê? Bem, a maioria dos jogadores de xadrez - mesmo os de baixa classificação - faz muitas das melhores jogadas!

Anteriormente, o CAPS (v1) procurava criar uma faixa de 0-100 dentro da faixa normal de jogadores humanos. Portanto, pontuar talvez 40% das jogadas "Melhores", o que é muito baixo, era igual a pontuações de um dígito no CAPS. E, pontuar um número muito alto de jogadas "Melhores", mas não um jogo perfeito, muitas vezes era classificado como 99,9 no CAPS, mesmo que não fosse jogado perfeitamente.

Isso fez com que algumas pessoas se sentissem mal (no lado inferior) e levou a muitas alegações de trapaça (no lado superior). As novas pontuações de Precisão, baseadas no CAPS2, replicam a sensação de ser avaliado em um teste na escola. 

Você notará que a maioria das pontuações agora se situa principalmente entre 50 e 95, o que fornece uma compreensão mais intuitiva de quão precisamente você jogou em seu jogo. 

A imagem abaixo mostra as pontuações de Precisão do CAPS e CAPS2 para jogadores com classificação entre 1000 e 1500. 

Figura 1: Pontuações de Precisão para jogadores com classificação entre 1000 e 1500. 

Saiba mais sobre a revisão de jogos aqui!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.