O que são confrontos de clube?

Há muitas maneiras de jogar no Chess.com e uma das maneiras mais divertidas é um confronto de clube, ou seja, dois clubes jogando contra o outro clube!

Um confronto de clube é diferente de um torneio, pois em vez de termos um membro vencedor, todo o time ganha ou perde dependendo de como todos os jogadores se saem no confronto de clubes.

Quando um clube desafia outro clube, os membros que decidem entrar no confronto serão pareados contra outros membros do clube desafiado baseado em suas pontuações de ranking.

Cada par jogará duas partidas, uma com as peças pretas e outra como peças brancas. Vitórias valem 1 e empates valem 1/2. Depois que todas as partidas são jogadas, os pontos são contabilizados e o clube com o maior número de pontos vence o confronto!

Exemplo:

No exemplo acima, os membros do ‘Turk Chess Players’ venceram mais de seus jogos que os membros do Iron Maiden então, os membros do Turk Chess Players venceram o confronto!

Isto é diferente de um torneio porque o clube vence, não um dos participantes. Além disso, diferente de um torneio, em Confrontos de Clubes não há rodadas ou grupos. Cada jogador joga apenas duas partidas contra seus oponentes e então, quando a partida é encerrada, os pontos são atribuídos ao clube vencedor.

Como os pontos de um confronto de clubes são contabilizados?

A pontuação combinada de cada time é contabilizada e comparada para definir quem venceu o confronto. O vencedor de um confronto consegue pontos da seguinte maneira:

  • Vitória: 5 pontos
  • Empate: 2 pontos para cada clube
  • Derrota: 0 pontos

Estes pontos são multiplicados pelo total de jogadores na partida para conseguir o valor final.

Você pode verificar o status de seu confronto de clube ao visitar a página do seu clibe e em seguida, na barra direita, procurar por "Confrontos":

Quanto mais confrontos você participar e ajudar o seu clube a ganhar, maior será a colocação do clube no ranking de Classificação de Confrontos de Clubes!

Caso você queira criar um entrar em um clube para começar, você pode aprender a criar um clube aqui!