Como funcionam os desempates em torneios?

O método de lidar com empates depende do tipo de torneio.

Torneios Suíços

Para os torneios suíços, o Chess.com utiliza oito métodos de desempate para garantir que os empates sejam resolvidos da maneira mais justa possível. A lista a seguir de métodos de desempate é usada, de cima para baixo, avançando para o próximo método apenas se houver empate após a aplicação do método anterior. Por exemplo, o método Sonneborn-Berger é usado apenas se o empate persistir após a aplicação dos métodos Buchholz Cut 1 e Buchholz.
Métodos de desempate:
  • Buchholz Cut 1 - Sua pontuação de Buchholz é calculada somando as pontuações do torneio de cada jogador que você enfrentou, exceto o jogador com a pontuação mais baixa (isso é o 'cut 1'). O número final é sua pontuação de desempate de Buchholz.
  • Buchholz - O mesmo que acima, exceto que a pontuação mais baixa não é excluída e é incluída no cálculo.
  • Sonneborn-Berger - Isso é calculado somando a pontuação do torneio de cada oponente que você derrotou e metade da pontuação do torneio de cada oponente com quem você empatou.
  • Encontro direto - Se alguns jogadores ainda estiverem empatados neste ponto, e todos os jogadores empatados jogaram entre si no torneio, então o jogador com mais pontos nesses jogos é o vencedor. Se os jogadores empatados não jogaram todos entre si, ou houver empate na pontuação nesses jogos, então o empate persiste.
  • Número de vitórias - O jogador com o maior número total de vitórias resolve o empate.
  • Número de vitórias com as peças pretas - O jogador com o maior número de vitórias com as peças pretas resolve o empate.
  • AROC 1 - Isso representa a Média de Classificação dos Oponentes Cut 1. Isso significa que a classificação de todos os seus oponentes (excluindo o oponente com a classificação mais baixa) é calculada e o jogador com a maior média de classificação dos oponentes é o vencedor. A classificação do oponente é baseada na classificação no início de cada rodada.
  • Classificação - Se ainda houver empate neste ponto, então o jogador com a classificação mais alta vence. Isso é baseado na classificação no início da última rodada.

Torneios Round Robin

Torneios Round Robin (como torneios diários) usam o método de desempate Sonneborn-Berger. Se você não quiser usar desempates em seu torneio, você pode desabilitá-los nas opções avançadas ao criar o torneio.
Se você desabilitar os desempates, ambos os jogadores empatados avançarão para a próxima rodada.  Veja aqui mais informações sobre a criação de torneios.
No entanto, a maioria dos diretores de torneios usa desempates. O método Sonneborn-Berger dará a vitória ao jogador que derrotou os jogadores com mais pontos no torneio.
Abaixo está um exemplo de um grupo em um torneio diário onde este critério de desempate é utilizado. Você pode ver que os dois primeiros jogadores têm a mesma pontuação: 8,5. Os pontos de desempate são baseados na pontuação dos jogadores que eles derrotaram e com quem empataram.
Na imagem abaixo, o jogador em primeiro lugar tem mais pontos de desempate, então eles avançam. Sem o critério de desempate, ambos os jogadores 1 e 2 teriam avançado, já que têm a mesma pontuação.

http://content.screencast.com/users/naomilanasa/folders/Jing/media/789a8171-4a99-43d3-8f3e-35ec9ecd455c/2015-01-09_0200.png

Se dois jogadores tiverem a mesma pontuação e a mesma pontuação de desempate, ambos avançarão. Ao contrário dos torneios suíços, os torneios Round Robin não têm métodos de desempate secundários. Se o empate persistir após o método Sonneborn-Berger, o empate permanecerá sem ser resolvido.
Aqui está um exemplo do mesmo torneio; ambos os jogadores 1 e 2 tinham a mesma pontuação e a mesma pontuação de desempate; ambos avançaram para a próxima rodada:

http://content.screencast.com/users/naomilanasa/folders/Jing/media/fd442439-8757-4eeb-84f2-a3f32be185ec/2015-01-09_0210.png

Abaixo está um exemplo simplificado de como funciona o método de pontuação Sonneborn-Berger:

Group # --     Bob Mary John Score       Tie Break   
1. Bob X         0 1       1 1      3          4.5
2. Mary 0 1 X 0 0.5 1.5 3.75
3. John 0 0 0.5 1 X 1.5  2.25
A pontuação de Sonneborn-Berger de um jogador é calculada somando os pontos de pontuação dos jogadores que eles derrotaram e metade dos pontos de pontuação dos jogadores com quem eles empataram.
Bob venceu uma partida contra Mary e duas contra John. Portanto, Bob recebe 1x1,5 pontos de Mary e 2 x 1,5 pontos de John, o que totaliza 4,5 pontos de desempate.
Mary venceu uma partida contra Bob e empatou uma partida contra John. Portanto, Mary recebe 1x3,0 pontos de Bob e 0,5x1,5 pontos de John, o que totaliza 3,75 pontos de desempate.
John venceu uma partida e empatou uma partida contra Mary. Portanto, John recebe 1,5x1,5 pontos de Mary, o que totaliza 2,25 pontos de desempate.

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.