É grosseiro desistir de uma partida? Devo jogar até o checkmate?

Absolutamente NÃO, não é grosseiro desistir de uma partida. Se você está cansado de jogar aquela partida e quer começar uma nova, você definitivamente deve desistir. O botão "desistir" está lá pra ser usado quando necessário!

Provavelmente você está se perguntando: É antidesportivo continuar jogando numa posição desfavorável? A resposta é simples, não! Isso também não é grosseiro nem antidesportivo. Alguns treinadores de xadrez incentivam seus alunos a jogarem até o checkmate, não só por aprender com essa experiência, mas também porque jogadores menos experientes cometem gafes que podem ser o suficiente para que a partida mude de rumo! 

O que é grosseiro ou antidesportivo, é o protelar, ou atrasar o término da partida. Isso é quando um dos jogadores está em uma posição completamente perdida, ou só tem um lance possível e atrasa o jogo ao máximo para fazer o adversário esperar.  Se você não está fazendo isso, fique à vontade para jogar até o checkmate ou desistir da partida. 

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.