O que os números e letras como "Nc3" significam?

Isso é notação de xadrez - a linguagem do xadrez!

Cada lance em um jogo de xadrez pode ser descrito por uma série de letras e números, e uma vez que você entenda a linguagem, será capaz de identificar, olhando para essas letras e números, qual lance foi jogado!

Como entender as notações de Xadrez

A primeira coisa a entender é que o tabuleiro de xadrez é uma grade, com fileiras e colunas. As fileiras são numeradas de 1 a 8 e as colunas são identificadas pelas letras a-h.

Isso significa que você pode descrever qualquer casa no tabuleiro de xadrez com uma letra e um número.

Por exemplo, na imagem acima, a casa e4 está destacada.

Cada peça também pode ser representada por uma letra, da seguinte forma:

K: Rei (King)
Q: Dama (Queen)
R: Torre (Rook)
B: Bispo (Bishop)
N: Cavalo (Knight)

Então, se em um jogo você vir o lance Re4 escrito, isso significaria que nesse lance, o jogador moveu a torre para a casa e4!

Peões geralmente não recebem uma letra na maioria das formas de notação de xadrez, então, se você vir o lance escrito simplesmente como e4 ou g6, isso significa que um peão foi movido para essa casa.

NOTA: Você pode ver uma imagem da peça em sua notação de xadrez em vez de uma letra, dependendo de suas configurações. Então, em vez de Re4, você pode ver uma imagem da Torre, seguida por e4. Se você quiser ver a notação em texto em vez de imagem, vá para suas configurações de tabuleiro e peças e altere a configuração de "notação de peças" para "texto".

Claro, o xadrez não é apenas sobre mover as peças! Também há notação para todas as outras ações que podem ocorrer no tabuleiro de xadrez:

x: capturas
0-0: roque curto (para o lado do rei)
0-0-0: roque longo (paga o lado da dama)
+: xeque
#: xeque-mate

Então, se em vez de Re4 você ver o lance Rxe4, isso significa que uma Torre se moveu para e4 e capturou a peça lá. Ou se você vir Re4+, isso significa que uma Torre se moveu para e4 e o lance foi xeque! Você também pode combinar esses elementos conforme necessário, então Rxe4# significa que uma Torre capturou uma peça em e4, e esse lance também foi xeque-mate!

Mas e se várias peças puderem se mover para a mesma casa?

Considere a posição abaixo:

É a vez das Brancas jogarem, e as Brancas querem capturar o bispo em d5 com sua torre. Mas qual torre? Se simplesmente escrevermos Txd5, como saberemos qual torre foi movida?

Para resolver esse problema, podemos adicionar outra letra à notação, então Raxd5 significa que a torre na coluna A captura a peça em d5. Da mesma forma, se ambas as torres estivessem na coluna d, daríamos a elas um número para diferenciá-las. Por exemplo, R4xd5 significaria que a torre na quarta fileira capturou a peça em d5.

Uma vez que você entenda a linguagem da notação de xadrez, poderá ler e apreciar uma partida de xadrez apenas olhando para o texto!

Experimente nosso Treinamento de Visão para praticar lembrar cada casa!

Clique aqui para ler um artigo sobre a compreensão da notação de xadrez.

Ou confira nossa lição sobre notação de xadrez!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.