O tempo do meu oponente acabou. Por que a partida terminou empatada?

Você está com algumas peças a menos, mas está à frente no tempo, e decide tentar esgotar o tempo do relógio. Funciona! Seu oponente esgota o tempo! Mas em vez da vitória, você ainda obtém um empate. O que aconteceu?

Isso é causado por algo chamado "Material insuficiente para mate" ou apenas " Material insuficiente".

Se você observar atentamente o aviso de empate, verá que diz "empate por material insuficiente".

Se AMBOS os jogadores tiverem material insuficiente para mate (não têm peças suficientes para dar xeque-mate no oponente), o jogo terminará em empate imediatamente.

Se APENAS UM jogador tiver material insuficiente para mate, o jogo continuará porque o outro jogador ainda tem a chance de dar xeque-mate. Mas se o jogador com mais peças esgota o tempo, eles não perdem, mas em vez disso obtêm o empate por material insuficiente para mate!

Isso acontece porque não haveria maneira possível de esse jogador ter perdido se o jogo continuasse. O jogo só poderia terminar em empate ou vitória para esse jogador, com base nas peças no tabuleiro.

And that’s why you might still get a draw when one player runs out of time! 

E é por isso que você ainda pode obter um empate quando um jogador fica sem tempo!

Aqui está uma tabela mostrando o que acontece com diferentes combinações de esgotamento de tempo e material insuficiente para mate:

Exceção do rei + dois cavalos

Embora um rei e dois cavalos seja considerado material insuficiente para mate em outras situações, um esgotamento de tempo contra essas peças não leva a um empate. Se o seu oponente tiver apenas um rei e dois cavalos, e você esgotar o tempo, você obterá a derrota, não o empate. Isso se deve ao fato de um rei e dois cavalos serem tecnicamente capazes de dar xeque-mate no oponente, mesmo que o mate não possa ser forçado, ainda é possível.

Para uma explicação mais detalhada sobre material insuficiente para mate,  clique aqui!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!

Respondemos a Sua Pergunta? Obrigado pelo Feedback! Houve um problema durante o envio do feedback. Por favor, tente novamente.