O que é afogamento?

O empate por afogamento ou afogado é um tipo de resultado que ocorre quando um lado não tem NENHUM movimento legal a fazer. Se o rei NÃO estiver em xeque, e nenhuma peça possa ser movida sem colocar o rei em xeque, então o jogo terminará em um empate por afogamento!

Aqui está um exemplo do empate por afogamento simples:

Se for a vez das peças pretas se moverem, o jogo acabou! Empate! Mas por quê?

Isso se deve a uma das regras do xadrez, que afirma que você nunca pode mover seu rei para colocá-lo em xeque.

Se observarmos todas as opções das peças pretas no exemplo acima, veremos que cada casa para a qual ele pode se mover está atacada pela dama! As peças pretas não têm movimentos legais possíveis, e assim o jogo é declarado empate por afogamento.

Na imagem abaixo, todas as casas atacadas pela dama estão marcadas em vermelho. Você pode ver que as peças pretas não têm para onde ir!

O empate por afogamento também pode ocorrer com muitas mais peças no tabuleiro. Vamos dar uma olhada em um exemplo mais complexo. Novamente, é a vez das peças pretas se moverem. Que peça ele pode mover?

Mesmo que as peças pretas tenham mais peças do que nos outros cenários, nenhuma delas pode ser movida! Se for a vez das peças pretas, o jogo acaba em empate por afogamento! Você consegue entender por quê?

Nenhum dos peões pretos pode ser movido, já que há peças bloqueando-os. Pode parecer que o bispo está livre para se mover, mas ele está cravado pela torre! O rei tem três casas para escolher, mas se ele se mover para a7, ele está no caminho da torre em h7, e se ele se mover para b8, ele está no caminho da dama, e se para b7, ele está sob ataque duplo da dama e da torre! As peças pretas não têm movimentos legais, e ainda assim precisam fazer um movimento! Esta é a definição de um empate por afogamento.

Tentar enganar seu oponente em um empate por afogamento é uma estratégia válida quando você está bem atrás em peças. Ir para o canto do tabuleiro, ou ficar atrás de um peão do oponente são algumas maneiras de causar um empate por afogamento se seu oponente não estiver atento.

Para evitar um empate por afogamento, sempre certifique-se de que seu oponente tenha para onde se mover antes de bloqueá-lo!

Para aprender mais sobre empates por afogamento, confira nossa lição detalhada sobre empates por afogamento aqui!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!