Como os empates funcionam?

Embora a maioria das maneiras de vencer ou perder um jogo de xadrez seja clara, os empates podem ser um pouco complicados. Abaixo estão todas as diferentes maneiras pelas quais um jogo pode terminar em empate.

Empate por afogamento (ou afogado)

No exemplo a seguir, as Brancas têm um peão a mais. Mas quando as Brancas tentam movê-lo até o final, deixam o rei preto sem nenhum movimento legal, e assim o jogo termina em empate por afogamento.

Chess Stalemate

LEGENDA -> Empate por afogamento: uma posição no qual o jogador que deve mover uma peça, não tem movimentos legais para fazer mas também não está em xeque.

Um exemplo de empate por afogamento no xadrez.

Artigo: O que é Afogamento no Xadrez | Definição + Exemplos

Material insuficiente

Existem casos em que um jogador tem mais peças do que o oponente no final do jogo. No entanto, isso nem sempre é suficiente para vencer, pois algumas combinações de peças não podem forçar um xeque-mate.

O jogo é declarado empate sempre que ambos os lados não possuem o "material suficiente" para forçar um xeque-mate.

O que acontece se, por exemplo, as Brancas tiverem todas as peças e as Pretas tiverem apenas um rei, mas as Brancas ficarem sem tempo? Nesse caso, como o jogador com as peças Pretas não pode fazer xeque-mate apenas com o rei, o jogo também é declarado empate. Isso é muito importante destacar, pois ficar sem tempo nem sempre significa perder o jogo — às vezes é empate.

Isso é chamado às vezes de "tempo esgotado vs material insuficiente." ou apenas "Empate por material insuficiente".

Para mais detalhes sobre empates por material insuficiente, veja aqui.

Regra das 50 jogadas

A regra das 50 jogadas permite que qualquer jogador reivindique um empate se nenhuma captura foi feita e nenhum peão foi movido nas últimas 50 jogadas.

O jogo de xadrez mais longo já jogado não poderia ter acontecido hoje, pois teria sido declarado empate muito antes. Naquela época, eram permitidos 100 movimentos sem um movimento de peão ou uma captura.

O Chess.com agora encerrará o jogo em empate automaticamente se o limite de 50 jogadas for atingido.

Repetição

A regra de repetição tripla estabelece que se uma posição surgir três vezes em uma partida, qualquer um dos jogadores pode reivindicar um empate durante essa posição. Essa regra foi criada para evitar que os jogos se repetissem indefinidamente, pois os jogadores estavam fazendo os mesmos movimentos repetidamente. No Chess.com, esse empate ocorre automaticamente na terceira repetição em partidas ao vivo. A posição repetida não precisa ocorrer em 3 movimentos consecutivos, qualquer vez que a mesma posição ocorrer três vezes, em qualquer ponto de um jogo, na terceira vez o jogo é declarado empate. Veja mais detalhes aqui.

Acordo

Quando ambos os jogadores decidem que desejam empatar o jogo, há um empate por acordo. Na maioria das vezes, isso ocorre porque eles acreditam que nenhum jogador pode obter vantagem.

Empates por acordo podem ser controversos se acontecerem rapidamente em um jogo, quando ambos os jogadores querem um empate devido a uma situação de torneio.

Para oferecer um empate no Chess.com, clique no botão de empate.

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!