Xeque-mate com uma peça cravada? Como isso é possível?

Dê uma olhada na posição abaixo. À primeira vista, pode parecer que o rei branco pode capturar a dama porque a torre preta está presa pelo bispo. Mas na verdade, isso é xeque-mate! O que está acontecendo aqui?

Uma vez que a torre está cravada (se a torre se mover, o rei preto estará em xeque pelo bispo), por que o rei branco não pode capturar a dama?

O rei branco não pode capturar a dama porque você não pode mover seu rei para o xeque, ou mover uma peça que colocaria seu rei em xeque.

Você pode pensar: "mas então, o preto também não pode mover a torre, isso colocaria o rei dele em xeque!" No entanto, o preto não precisa mover a torre para colocar o rei branco em xeque, o rei branco neste exemplo estaria se movendo para a trajetória da torre e se colocando em xeque! (contra as regras!)

Aqui está outra maneira de pensar. Um jogo de xadrez termina quando há um xeque-mate, mas o que é um xeque-mate? Xeque-mate é quando não importa qual peça um jogador mova, seu rei será capturado no próximo lance. No xadrez, não seguimos os movimentos de fato de capturar o rei. Quando vemos que é inevitável, o jogo é declarado encerrado.

Vamos fingir, porém, que REALMENTE podemos capturar o rei, e quando um rei é capturado, o jogo acaba. E agora, o que acontece? Vamos ver...

O rei branco captura a dama... então a torre se move para baixo e captura o rei branco! Fim de jogo! Não importa que o rei preto tenha sido exposto ao bispo, porque após a captura do rei, o jogo termina. O branco não tem mais uma jogada para mover o bispo.

No xadrez real, encerramos o jogo um lance antes. Se vemos que o rei será capturado no próximo lance, então o jogo acaba.

Outra maneira de pensar nisso é: Você não pode fazer um movimento que permita que seu rei seja capturado no próximo lance.

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!