O que é considerado trapaça no Chess.com?

Muitas palavras são mencionadas em discussões sobre trapaça, como "assistência externa", "base de dados de finais" e "engines de xadrez", mas o que são especificamente as coisas que contam como trapaça no Chess.com?

Bem, isso é um pouco diferente dependendo se você está jogando Xadrez ao Vivo ou Xadrez Diário! Veja abaixo uma explicação do que é ou não permitido!

Xadrez Diário

-- As ações abaixo NÃO SÃO PERMITIDAS --

  • Engines - Você não pode usar quaisquer motores/engines para analisar jogos em andamento! Isso inclui Chessmaster, Fritz, Komodo, Houdini, Stockfish, Chessbase com qualquer engine UCI ativo, etc.  
  • Base de Dados de Finais - Bases de dados de finais são bancos de dados de xadrez que contêm todos os movimentos possíveis para finais de até 7 peças. Essas sequências sempre levarão a uma vitória quando uma vitória for possível e, por esse motivo, são o mesmo que pedir a um motor para analisar uma posição. Bases de dados de finais não são permitidas! 
  • Ajuda de outras pessoas - Você não tem permissão para pedir ajuda a outra pessoa! Não peça a ninguém conselhos sobre seus jogos em andamento! Não permita que ninguém jogue em sua conta!
  • Manipular resultados do jogo - Organizar jogos, jogar com várias contas ou perder intencionalmente também são contra as regras!

-- As ações abaixo SÃO PERMITIDAS --

  • Livros - Você pode consultar livros, lições ou vídeos de xadrez para procurar um bom lance. Esses recursos não envolvem um engine que encontra uma resposta para você, então estão liberados para jogos Diários!
  • Bases de Dados de Aberturas - Você pode consultar bases de dados de aberturas ou registros de partidas para encontrar um bom lance. Você NÃO pode usar qualquer uma delas que também use um engine para avaliar os melhores lances! 
  • A ferramenta de autoanálise no jogo - Você pode usar a ferramenta de autoanálise para ver possíveis lances e definir lances condicionais. Isso está disponível apenas para jogos Diários! 

Xadrez ao Vivo

-- As ações abaixo NÃO SÃO PERMITIDAS --

  • Engines - Você não pode usar quaisquer motores/engines para analisar jogos em andamento! Isso inclui Chessmaster, Fritz, Komodo, Houdini, Stockfish, Chessbase com qualquer engine UCI ativo, etc.  
  • Base de Dados de Finais - Bases de dados de finais são bancos de dados de xadrez que contêm todos os movimentos possíveis para finais de até 7 peças. Esses sequências sempre levarão a uma vitória quando uma vitória for possível e, por esse motivo, são o mesmo que pedir a um engine para analisar uma posição. Bases de dados de finais não são permitidas! 
  • Ajuda de outras pessoas - Você não pode pedir ajuda a outra pessoa! Não peça a ninguém conselhos sobre jogos específicos em andamento! Não permita que ninguém jogue em sua conta!
  • Livros, bases de dados de aberturas ou qualquer ajuda externa! - Para jogos ao vivo no Chess.com, se você estiver olhando para algo que não seja o jogo à sua frente, não deveria estar fazendo isso! Concentre-se em seu jogo e jogue com sua própria mente e força!
  • Manipular resultados do jogo - Organizar jogos, jogar com várias contas ou perder intencionalmente também são contra as regras!

Desafios de Xadrez e Táticas Avaliadas - Puzzles

> -- As ações abaixo NÃO SÃO PERMITIDAS --

  • Engine - Você não pode usar quaisquer motores/engine para ajudar a resolver táticas! Isso inclui Chessmaster, Fritz, Komodo, Houdini, Stockfish, Chessbase com qualquer engine UCI ativo, etc. 
  • Base de Dados de Finais - Bases de dados de finais são bancos de dados de xadrez que contêm todos os movimentos possíveis para finais de até 7 peças. Esses sequências sempre levarão a uma vitória quando uma vitória for possível e, por esse motivo, são o mesmo que pedir a um engine para analisar uma posição. Bases de dados de finais não são permitidas! 
  • Ajuda de outras pessoas - Você não pode pedir ajuda a outra pessoa! Não peça a ninguém conselhos sobre suas táticas! Não permita que ninguém jogue em sua conta!
  • Livros, bases de dados de aberturas ou qualquer ajuda externa! - Para desafios de xadrez e táticas avaliadas no Chess.com, se você estiver olhando para algo que não seja o jogo à sua frente, não deveria estar fazendo isso! Concentre-se em seu jogo e jogue com sua própria mente e força!

Jogos Não Avaliados e Táticas Não Avaliadas

Quebra-cabeças não avaliados, jogos não avaliados em que ambas as partes estão cientes de que há assistência sendo usada, e jogos contra as personalidades do computador são as únicas exceções às regras acima. Como esses jogos e quebra-cabeças não são avaliados e não afetam a classificação de outros jogadores no site, você é livre para experimentar quaisquer ferramentas e aprender da maneira que escolher!

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!