O que são as Ideias Criticas?

Ideias Críticas do Chess.com

Esta é uma nova funcionalidade para membros Diamond que analisa todos os seus jogos e fornece informações com base nos dados encontrados! Sejam suas vitórias e derrotas, peças capturadas, precisão ou até mesmo a que horas você vence mais, temos todos os dados para você aqui! 

Passe o cursor sobre "Aprender" e clique em "Ideias Críticas!" Se for a primeira vez que você usa as Ideias Críticas, verá um pop-up. Clique em 'Vamos lá!' e os servidores do Chess.com começarão a analisar seus jogos! 

Você pode sair desta página com segurança, e assim que suas Ideias Críticas estiverem prontas, você verá uma notificação para dar uma aolhada!

Ideias Críticas

Para ver suas Ideias Críticas , primeiro escolha um tipo, Categoria de Tempo e intervalo de datas dos jogos que deseja ver:

Em seguida, seus Ideias Críticas serão geradas com base nesses parâmetros. 

NOTA: Para que as Ideias Críticas rastreiem uma partida, ele deve atender a alguns requisitos:

  • A partida deve ter pelo menos 10 movimentos (5 movimentos completos)
  • Deve ser xadrez regular (sem xadrez960 ou outras variantes)
  • A partida não foi abortada
  • A partida não foi jogada contra um computador
  • A partida foi jogada por pelo menos um usuário com Ideias Críticas ativados

Na seção de Visão Geral, você pode ver seus Jogos Jogados ao longo do tempo, sua Precisão Média ao longo do tempo, sua Precisão por Número de Movimentos e seus Resultados por Classificação do Oponente. 

Algumas seções terão outras guias, onde você pode ver mais informações sobre a estatística. 

Aqui você pode clicar em "Jogadores Similares" para ver suas estatísticas comparadas com as estatísticas de jogadores similares à seu rating. Ou você pode clicar em "Desempenho Anterior" para ver suas estatísticas comparadas com suas estatísticas de um momento anterior. Por exemplo, se você tivesse escolhido um intervalo de 30 dias em seus Ideias Críticas, o Desempenho Passado compararia esses 30 dias de estatísticas com seus 30 dias anteriores de estatísticas. 

Na seção de Formato da Partida, você pode ver suas Partidas por Formato de Jogo, seus Resultados por Formato de Jogo e sua Precisão por Formato de Jogo.

A forma de jogo é determinada pela forma como o jogo foi jogado. Isso é o formato do gráfico na Análise da Partida.

Por exemplo, uma forma de jogo "Súbita" acontece quando um jogador estava ganhando e de repente perdeu. Passe o cursor sobre cada forma de jogo no gráfico em formato de roda para ver uma breve descrição da forma. 

Na seção de Fase de Partida, você pode ver a porcentagem de jogos que terminaram em diferentes fases, sua precisão por fase do jogo e os resultados de seus jogos que terminaram em diferentes fases. 

Na seção de Táticas, você pode ver suas estatísticas sobre Garfos Encontrados vs. Perdidos, Cravadas Encontrados vs. Perdidas, Mate Encontrado vs. Perdido, e peças que você deixou penduradas, e peças que seu oponente deixou penduradas!

Clique no ícone do tabuleiro de jogo em qualquer uma dessas seções para ver um menu suspenso com suas posições mais recentes para cada categoria:

Na imagem acima, depois de clicar no ícone do tabuleiro de jogo para a estatística de Garfos com peão, e clicar na guia 'Perdido', você pode ver vários exemplos de jogos em que você perdeu o Garfo com peão. Clique no jogo para revisar a posição e tentar encontrar a jogada certa! 

Na seção de Qualidade dos Movimentos, você pode ver a porcentagem de movimentos brilhantes, melhores movimentos, ótimos movimentos, e assim por diante, e também ver a qualidade de seus movimentos conforme ela muda ao longo do tempo. 

Na seção de Peças, você pode ver com que frequência você move cada peça e sua precisão com essas peças. 

Na seção de Roque, você pode ver o número de jogos em que você fez roque na abertura, meio de jogo, final de jogo ou não fez roque. Você também pode ver os resultados de seus jogos em cada seção. (Quantas vezes você ganha quando não faz roque, por exemplo)

Na seção de Calendário, você pode ver os jogos jogados por horário, precisão por horário e resultados por horário. Você também pode ver jogos, precisão e resultados por dia da semana.

Essas estatísticas são baseadas no fuso horário que você definiu nas configurações do seu perfil. 

Finalmente, na seção de Geografia, você pode ver um mapa destacando todos os países de onde você jogou contra oponentes. Passe o cursor sobre cada país para ver quantos jogadores você enfrentou daquele país! 

Você também pode ver isso em forma de lista. 

NOTA: Seus Ideias Críticas são visíveis para todos os membros por padrão, qualquer pessoa pode ver seu perfil e acessá-los. Se você quiser alterar isso, pode ir para suas configurações de privacidade e definir seus Ideias Críticas para serem visíveis apenas para você:  

Divirta-se explorando seus Ideias Críticas e descobrindo seus pontos fortes e áreas a serem melhoradas! 

Se as informações presentes nesse artigo estão desatualizadas ou não estão claras, por favor nos avise!